segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Ide pelo mundo e pregai o evangelho a toda criatura

A palavra Deus é viva e presente em nossas vidas, cada vez que abrimos a Bíblia para ler e o coração para entender, o Senhor nos fala diretamente. Faça essa experiência, e veja como um Salmo, um Provérbio, um capítulo ou até mesmo um simples versículo pode te falar muito.
Vejamos por exemplo o versículo 15, do capítulo 16 do Evangelho de São Marcos, que diz:
Jesus disse-lhes: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”
Qual a mensagem que você consegue captar ou extrair dessa passagem bíblica? Vejamos então, a quem Jesus fala nessa cena? – No versículo anterior a esse, o 14, diz que após a ressureição, Jesus apareceu aos seus discípulos, então assim concluímos que ele falava a seus discípulos. Analise agora o que Jesus diz no Evangelho de São João, capítulo 8, versículos 31 e 32:
E Jesus dizia aos Judeus que nele creram: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos; conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
Aquele que busca a palavra de Cristo busca permanecer nela também, você certamente busca os ensinamentos sagrados, se não buscasse, não estaria lendo esse texto ou acessando esse Website cristão, então sendo assim, nós todos que buscamos a Deus somos discípulos de Jesus Cristo, e é a nós que ele fala quando diz ide ao mundo e evangelizai. Vamos mais a fundo nessa passagem e vejamos que o Senhor nos dá uma missão nesse momento.
Então ele nos diz: (Ide por todo o mundo...), perceba que quando Jesus diz “por todo o mundo” ele se refere ao nosso mundo, aquele espaço e aquelas pessoas que estão ao nosso alcance, e não toda a face da terra, se eu evangelizo meu mundo e você o seu, já se preenche um grande espaço, imagine então se todos os cristãos evangelizassem seu espaço. Mas agora reflita: qual o tamanho do seu mundo, quais pessoas ele engloba? Nessa primeira parte concluímos que o Senhor nos disse para onde ir.
O Senhor também fala: (...) e pregai o evangelho... Veja só, agora o Senhor nos diz o que devemos fazer, ele nos manda pregar o evangelho, a mais bela de todas as missões e a mais árdua, porém mais prazerosa e a que tem a maior recompensa, a vida eterna. Então te levanta missionário, você é um discípulo a quem Deus confiou essa missão, não faça de conta que não é com você, tome posse do que o Senhor te dá, ele te enche do Espírito Santo e te faz forte para a jornada, evangelize, ganhe seu mundo para Deus através do Evangelho de Cristo. Então aqui Ele nos diz o que devemos fazer.
Agora, note que na ultima parte desse versículo Jesus diz: (...) a toda criatura. Perceba que agora o Senhor nos fala a quem devemos falar desse evangelho, e mais, com a palavra “toda” ele nos mostra que não devemos fazer distinção de pessoas, e que devemos falar de Deus a todos sem escolher ou olhar a quem, por mais que seja difícil. No seu espaço social, evangelize principalmente a aqueles que você vê que mais precisam. E aqui o Senhor nos diz a devemos pregar.
Então da a parecer que terminamos a interpretação da palavra, mas esse versículo nos fala algo a mais, perceba que Jesus nos disse aonde ir, o que fazer e para quem fazer, porém Ele não nos diz como fazer isso. Por quê? Porque isso Ele deixou que nós escolhêssemos. Você pode escolher a forma que quer evangelizar que são muitas, o Senhor te deu dons para que você use-os, então cante, dançe, interprete, palestre, interceda, ore, ministre louvores ou orações, toque um instrumento, escreva textos, ame ao próximo, seja religiosa ou sacerdote vocacionados, etc. Como já disse são muitas as formas de passar o amor de Deus, você pode fazer isso até em um simples sorriso sincero e o Senhor será tua força assim como foi na igreja primitiva e é até hoje com seus filhos amados.

“Deus Seja louvado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário