segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Bispo norte-americano fará "exorcismo" em reparação a aprovação de casamento gay

De acordo com o comunicado da diocese de Springfield, o bispo diocesano Thomas Paprocki, declarou que presidirá "uma oração de súplica e exorcismo em reparação" por ocasião do projeto de lei de iniciativa do Governador de Ilinois, Pat Quinn, que no dia 20 de novembro confirmará a consulta popular a respeito da legalização do casamento homossexual.
Na mensagem, dom Paprocki explica que sua atitude é inspirada nas palavras do Papa Francisco quando arcebispo de Buenos Aires, em 2010, no momento que a Argentina passava pelo mesmo processo. Segundo o prelado, o cardeal Bergoglio afirmou na época que "não se trata de uma simples luta política; é a pretenção destrutiva ao plano de Deus. Não se trata de um mero projeto legislativo (este é o instrumento) senão de uma ação do "pai da mentira" (Jo 8, 44) que pretende confundi e enganar aos filhos de Deus".
O bispo evoca a referência ao então cardeal arcebispo de Buenos Aires para justicar sua intenção. Para  Paprocki, sendo um "instrumento" do "pai da mentira" explicado por Bergoglio, a atitude da Igreja local deve ir além de um discurso de condenação e requer "meios adequados e proporcionais" para combatê-lo, as orações de súplicas e exorcismo utilizadas em circunstâncias especiais pela Igreja corresponde ao remédio mais adequado.
O bispo de Springfield recordou a gravidade do projeto e disse que tanto os "cônjuges" do mesmo sexo, como os políticos,  são "moralmente cúmplices e colaboradores para facilitar esse pecado grave" e como no caso identificado pelo arcebispo Bergoglio em 2010, não se limita a identificar a causa. 
"Devemos orar para sermos libertos deste demônio que tem entrado em nosso Estado e na Igreja. Não pode ser de outra maneira, com esperança cristã, esperança e misericórdia" ressaltou dom Paprocki que três anos liderou uma mobilização para que em todas as dioceses dos Estados Unidos tivessem um exocista. 
Ritual de Exorcismo
As "Súplicas e Exorcismo" estão previstas no Apêndice da Edição Latina de 2004 do Ritual de Exorcismos. A introdução da instrução afirma que " A presença do diabo e e outros demônios podem se manifestar não só quando atormentam as pessoas, mas também pela intervenção de suas ações em coisas e lugares, de alguma maneira, assim como por diversos modos de oposição e perseguição contra a Igreja. Se um bispo diocesano, em circunstâncias especiais, considera conveniente convocar os fiéis a rezar juntos, presididos e dirigidos por um sacerdote, se pode tomar textos deste apendice para preparar a oração de súplica". (JS/com agências)
Foto: Infocatolica

Nenhum comentário:

Postar um comentário