quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Estátua de Jesus Cristo permanece intacta após passagem do tufão Haiyan


Em meio aos destroços um fotografo registrou uma estatua de Jesus Cristo que permanece de pé na cidade de Tanawan após supertufão Haiyan atingir Filipinas na última sexta-feira,8. Cerca de 4,5 milhoes de pessoas de 36 províncias do país foram afetados pelo tufão, das quais 330 mil estão em abrigos.

No último domingo, 10, o Papa Francisco mandou uma mensagem em solidariedade através do secretário de Estado, dom Pietro Parolin, na qual o Santo Padre se diz "profundamente triste com a destruição e perda de vidas causadas pelo supertufão".

"O número que eu tenho neste momento é de cerca de 2 mil, mas pode ser ainda maior" declarou neste terça-feira,12, o presidente das Filipinas, Benigno Aquino, em entrevista à rede americana CNN.

Em entrevista a BBC Brasil a vice-chefe da delegação do Comitê da Cruz Vermelha Internacional nas Filipinas, a brasileira Graziella Leite Piccolo, afirmou que a situação no país é avassaladora.

Segundo ela, falta de luz, problemas na rede telefônica agravam ainda mais a situação, bem como, o fato dos geradores elétricos das tendas hospitalares emergenciais que estão deixando de funcionar com a falta de combustível.

Ainda de acordo com a reportagem da BCC Brasil com base em relatos de sobreviventes as ruas estão com corpos em decomposição e há pressa em enterrar os mortos em valas comuns. Faltam água, comida e alimentos.

Brasileiros que vivem nas Filipinas mobilizan-se para levantar doações para os sobreviventes do tufão Haiyan. Na internet diversas campanham ganham força através das redes sociais.
Em entrevista ao grupo ACI o coordenador regional da Cáritas Ásia, Eleazar Gómez, declarou nesta quarta-feira, 13, que "será necessário um plano de reabilitação e de reconstrução de grande porte para restituir uma vida normal à população". Segundo o coordenador, que é filipino, a Igreja Católica está comprometida na ajuda aos necessitados nas regiões atingidas. (JS/Com Agências)

Foto: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário